segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dia Mundial da Limpeza



---------------!!!... Clean Up Earth ...!!!---------------
Aconteceram neste último sábado, dia 17 de setembro de 2011 em Brasília, Rio de Janeiro e Cabo Frio as ações de limpeza e registro do lixo encontrado em praias locais.
A equipe que eu participei foi a equipe da Praia Brava de Cabo Frio, que por relatos das pessoas que participaram no ano passado, este ano foi encontrado muito menos lixo. Fatores como correntes marítimas e ventos incidem diretamente neste caso, porém um fator que pouca gente se lembrou é que a praia ficou marcada por diversos assaltos, e a frequencia se dá por poucos surfistas durante todo o ano, tendo assim grande redução na chegada do lixo à praia.
-
Diferente do que ocorreu na Praia Brava, pude observar que onde teve a presença do "homem porco", o quadro foi diferente. A equipe da Ilha do Japonês teve um trabalhão para retirar mais do que o dobro de lixo que foi encontrado na Praia Brava.
-
Estive recentemente em dois lugares que me chamaram a atenção na quantidade de lixo trazido pelo "mar homem": Restinga da Massambaba em Arraial do Cabo e Praia Rasa em Búzios.
O caso da Praia Rasa é intensificado pela força das correntes e ventos predominantes que enpurram todos os detritos para aquela região.
Já o que ocorre na Restinga da Massambaba é visível o descaso dos governantes onde pilhas de lixo e entulho são acumulados e removidos periodicamente, o que faz com que o plástico leve, se espalhe pelas dunas e restinga transformando a paisagem em algo bem próximo de um lixão ou aterro sanitário.
Mais para o "miolo" da restinga, ela sofre com o lixo que é trazido nos dias de ressaca. Plásticos e mais plásticos. Milhares de tamapas, tampinhas, tampões, cordas, nylons, frascos, garrafas pets vão se acumulando entre a verde vegetação e a branquissima areia da restinga. Um crime contra a própria "morada". Um crime contra a própria "mãe". Um crime contra os seus irmãos e descendentes. Um crime contra o Criador e Criaturas. Um crime contra o seu proprio Planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário